terça-feira, 17 de setembro de 2013

8° Espaço Café Brasil


Nos dias 10 e 11 de setembro participei do 8° Espaço Café Brasil, que ocorreu no Expominas em Belo Horizonte. Este é o principal evento de café que ocorre no Brasil, e reúne grandes e pequenos produtores de café, baristas, donos de cafeterias, degustadores e curiosos apaixonados por café (como eu). Foi a segunda vez que participei do evento e achei ainda maior que o do ano passado, em SP.

Stands

Decoração com sacas (reais) de café

Cafeteria montada pelo SEBRAE no Espaço
O que acontece nessa feira? Basicamente tudo. Tudo o que você conseguir imaginar sobre o café e também o que você não faz ideia que exista. Esse na verdade é o meu maior choque no evento, perceber como o mundo do café, apesar de tão antigo, continua em expansão. São inúmeras áreas de atuação e profissões geradas pelo grão.

Dois momentos importantes da feira são a competição de baristas, de onde sai o melhor barista do Brasil, e a eleição do melhor café do ano. Há uma pré-seleção de 200 cafés, sendo selecionados 10. Todos os participantes do evento têm a oportunidade de degusta-los e eleger seu favorito, que é                                                                           anunciado ao fim do evento.

Campeonato de Barista
Arquibancada para assistir o campeonato

Gabriela Pariz

O que eu mais gosto no Espaço são as palestras e os mini cursos, que geralmente são ministrados por grandes especialistas na área. Assisti a uma aula de degustação com a Gabriela Pariz e fiquei louca pra fazer um curso completo.

Degustação


Cleia Junqueira - curso de espresso e filtrado

O Espaço Café Brasil acontece anualmente e é uma excelente oportunidade de integração entre profissionais e de se atualizar sobre o universo do café que continua crescendo tanto. Mais informações no site: http://espacocafebrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário