quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dica de leitura: Um ano na Provence

Hoje vim dar uma dica de leitura bem bacana: “Um ano na Provence”. O livro é simplesmente uma delícia (em todos os sentidos)! Além de ter uma narração muito agradável, que torna difícil parar de ler, ele traz descrições detalhadas de pratos tradicionais do sul da França, que te fazem imaginar até o aroma e sabor das comidas.

O livro relata um ano na vida do autor, Peter Mayle, um inglês que se mudou para o Sul da França com sua esposa e suas duas cadelas. O casal comprou uma casa de campo situada entre os povoados de Ménerbes e Bonnieux, e foram realizar o sonho de mudar de uma vida cosmopolita inglesa para uma vida rural francesa. O foco não é Peter, sua esposa ou o relacionamento dos dois. O foco é a vida no Lubéron (um pedacinho da Provença).

O autor nos leva a uma peregrinação em busca dos melhores azeites e vinhos. Apresenta-nos a restaurantes que, mesmo longe do conhecimento do guia Michelin, servem a melhor e mais típica comida francesa, em um ambiente mais acolhedor e a um preço muito mais acessível. Acompanhamos a procura pelas trufas e cogumelos, a caça aos javalis, as feiras da região, a plantação, cultivo e colheita das uvas para o preparo do vinho...

Peter Mayle, o autor do livro
O que mais me impressionou foi ver que dentro de cada morador da Provença existe um crítico gastronômico. Seja o eletricista, carpinteiro, plantador de uva, ou quem for, todos têm um paladar preciso para os vinhos e ingredientes da região.


Peter Mayle escreveu outros livros como “Em busca de Cézanne” e “Um bom ano” (adaptado para o cinema e estrelado por Russell Crowe). Seus livros tiveram tanto impacto e atraíram tantos visitantes para a França, que em 2002 Peter recebeu o título de Cavaleiro da Legião de Honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário