terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hambúrguer caseiro

É sempre bom ter umas receitas práticas e rápidas pra fazer no dia a dia. Uma das que eu mais gosto é o hambúrguer caseiro, que além de ser uma delícia, fica mais suculento e saudável do que esses de fast food.

Esse aí foi o que eu fiz ontem

DICA PRINCIPAL: use uma boa carne! Pro seu hambúrguer ser bom, a carne tem que ser boa. Quer dizer que tem que ser cara? Não. Esse que eu fiz aí nas fotos é de patinho, uma carne super gostosa e com um ótimo preço (e é a que tinha aqui em casa).

O fundamental é que você não compre aquelas carnes que já estão moídas, porque vem com pedaços piores da carne e muito sebo, sua mão fica toda nojenta e o sabor do hambúrguer não fica tão bom. É simples, você escolhe a peça de carne que quer e pede para o açougueiro moer na hora (nos supermercados eles também fazem isso).
O preparo é mais fácil ainda, olha só!

Ingredientes:

   - Carne moída (o hambúrguer pode variar de 100g a 130g, depende de como você prefere)
   - Sal a gosto
   - Pimenta a gosto
   - Óleo ou azeite

Obs: eu já testei usar ovo e farinha de rosca, mas realmente não vi necessidade, acho mais gostoso assim.

Preparo:

Passo 1: pegue a quantidade de carne para 1 hambúrguer e faça uma almôndega, isso vai garantir que a carne fique compactada e não quebre quando colocar na frigideira. Essa foto está ruim, mas na minha mão está uma almôndega e na bandeja eles já estão moldados.

Faça almôndegas com a carne para compactar bem


Passo 2: coloque a almôndega em uma superfície e aperte-a com as pontas dos dedos. Ela vai achatar, virando um hambúrguer. Vire a carne para apertar do outro lado, e arrume as bordas para ficar bem redondo.

Pressione com os dedos para ficar com formato de hambúrguer


Ajeite as laterais para ficar bem redondinho

Passo 3: depois de moldar todos os hambúrgueres, coloque o sal, a pimenta e um fio de azeite sobre eles (dos dois lados). Eu gosto de temperar na hora de fazer porque assim o sal não desidrata a carne. Colocar o azeite nesse momento dá umidade ao hambúrguer e garante que ele fique untado de maneira uniforme, o que vai evitar que ele quebre na frigideira.

Hambúrgueres montados, agora é só jogar sal, pimenta e um fio azeite dos dois lados


Passo 4: agora é só colocar óleo/azeite na frigideira, deixar ela esquentar e colocar os hambúrgueres. Eu gosto de colocar nela quente, assim você vai selar a carne e deixar toda a suculência lá dentro. O ponto, cada um escolhe o seu.

Passo 5: assim que tirar a carne da frigideira coloque o queijo em cima para derreter.


Fácil né? Não tem como dar errado. Monte o seu sanduíche com tudo o que você gosta, essa é a vantagem de fazer em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário